Depois de muitos dias sem nenhuma postagem (segunda-feira sem novidades...) gostaria de voltar com o pé direito e foi com essa intenção que pensei em compartilhar com vocês este videoclipe de Gilberto Gil interpretando a canção Three little birds, de Bob Marley. O clipe foi produzido pela “Conspiração Filmes” e recebeu duas premiações no Video Music Brasil (VMB 2003) MTV. Trata-se de um projeto de animação gráfica que teve como referência a obra de Mestre Vitalino, artesão ceramista que, por seu trabalho e pelo legado que deixou, fez da cidade de Caruaru o maior centro de Arte Figurativa das Américas.
No vídeo, os personagens de Gilberto Gil e Bob Marley, caracterizados a partir de massa de modelar e em formato de desenho animado, interagem em um sertão nordestino castigado pela seca e pelo clima típico dessa região. Na época, nosso Ministro da Cultura foi acusado pela ONG Mensagem Subliminar de fazer apologia à maconha, tomando como argumento as próprias imagens e também o título do CD, Kaya N'Gan Daya: segundo a organização, a palavra 'kaya' seria o termo equivalente à maconha em linguagem rastafari. A denúncia não foi acatada, como já era de se esperar. De não ser assim, a esta altura, já teríamos pelo menos metade de nossos representantes culturais e artísticos no banco dos réus, não precisamente por apologia à maconha, e sim porque um caso como esse serviria de precedente para que se acusasse indiscriminadamente por apologia a qualquer coisa.
Entre o sim, o não e o talvez, o que não há como negar é que o videoclipe é capaz de acender o otimismo incluso entre os mais pessimistas. Posso até arriscar um palpite: é impossível ver uma vez só!!! Que me digam vocês mesmos... Espero que gostem ;-)
Sobre o processo de criação, pode-se saber um pouco mais aqui neste blog.