segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Three Little Birds



Depois de muitos dias sem nenhuma postagem (segunda-feira sem novidades...) gostaria de voltar com o pé direito e foi com essa intenção que pensei em compartilhar com vocês este videoclipe de Gilberto Gil interpretando a canção Three little birds, de Bob Marley. O clipe foi produzido pela “Conspiração Filmes” e recebeu duas premiações no Video Music Brasil (VMB 2003) MTV. Trata-se de um projeto de animação gráfica que teve como referência a obra de Mestre Vitalino, artesão ceramista que, por seu trabalho e pelo legado que deixou, fez da cidade de Caruaru o maior centro de Arte Figurativa das Américas.

Artesanato em cerâmica de Mestre Vitalino

No vídeo, os personagens de Gilberto Gil e Bob Marley, caracterizados a partir de massa de modelar e em formato de desenho animado, interagem em um sertão nordestino castigado pela seca e pelo clima típico dessa região. Na época, nosso Ministro da Cultura foi acusado pela ONG Mensagem Subliminar de fazer apologia à maconha, tomando como argumento as próprias imagens e também o título do CD, Kaya N'Gan Daya: segundo a organização, a palavra 'kaya' seria o termo equivalente à maconha em linguagem rastafari. A denúncia não foi acatada, como já era de se esperar. De não ser assim, a esta altura, já teríamos pelo menos metade de nossos representantes culturais e artísticos no banco dos réus, não precisamente por apologia à maconha, e sim porque um caso como esse serviria de precedente para que se acusasse indiscriminadamente por apologia a qualquer coisa.

Frames do videoclipe

Entre o sim, o não e o talvez, o que não há como negar é que o videoclipe é capaz de acender o otimismo incluso entre os mais pessimistas. Posso até arriscar um palpite: é impossível ver uma vez só!!! Que me digam vocês mesmos... Espero que gostem ;-)
Sobre o processo de criação, pode-se saber um pouco mais aqui neste blog.

11 comentários:

Ata disse...

Após um longo e tenebroso inverno finalmente esta menina venceu a inércia...

Adoro esta música, mas depois que conheci o clip já nao sei se gosto mais da música ou do vídeo. Já nao sei separar um do outro.

Rubén disse...

Nao é à toa que o video foi premiado... isso é que é arte!

Eu já conhecia a música, mas agora eu gosto do video tanto como gosto da melodia. E você tem toda a razao, ele transmite muito otimismo.

Quanto à acusaçao de fazer apologia à maconha, é uma bobagem tao grande que nem vou comentar. Tem gente capaz de qualquer coisa!

Pra finalizar: desculpe a insistência, mas... a Helayne sumiu do mundinho blogueiro? É que eu nao consigo mais acessar o blog dela e estou muito preocupado por isso.

Um beijo muito, muito, muito grande pra você, lindíssima.

Waipu Carolina disse...

Una música fantástica y una animación muy bien lograda.
Siempre hay algo mejor más allá de lo que se ve con los ojos.

Un beso Andreia!
Como está tu nena?

Waipu Carolina disse...

Dejé abierto un rato tu blog para escuchar esa música brasilera que tanto me hace recordar y soñar. Qué romántica por favor! cuantas novelas brasileras con lindas canciones como Pantanal y para de contar. Cuanto inspiró a mi hermano artista esas melodías.

Un beso

Andreia disse...

Pois é, Ata... não só venci a inércia como também já estou pensando no próximo post, o que, no meu caso, já seria um senhor record!

Rubén, bem vindo outra vez ao blog! Espero que continue passando sempre por aqui...
Sobre o blog da Helayne, não sei o que aconteceu, também não conesgui acessar. Se souber de algo, te aviso, ok?

Carolina, me alegro que te haya gustado la música y el vídeo. Por cierto, me he quedado con ganas de saber qué música brasileña has escuchado; de hecho algunas de las telenovelas brasileñas suelen tener canciones bellísimas. He pensado que de podría hacer un post, como una encuesta, en que la gente comente o sugiera temas que pueda agregar a la playlist, es una idea, ya lo veremos.

Así que tienes un hermano artista? ¿Es músico?

Abrazos a todos, nos leemos!

Waipu Carolina disse...

Hola Andreia,
Mi hermano es artista y diseñador y estudio artes plásticas y me lleva 5 años. Yo de pequeña siempre viví su pasión por el arte y pasaba largas horas viéndolo dibujar con sus amigos y su música de inspiración siempre era brasilera...jaaaa. Hace poco vino a Tarragona y hasta para cocinar necesita de su música brasilera para inspirarse...por eso te imaginas que cuando escucho la música de...te envio un email

un beso

Waipu Joan disse...

un vídeo molt simpàtic. Parabens!

Rubén disse...

Como vai, Andréia? Vim desejar um fim de semana cheio de paz e alegria pra você e todos os seus seres queridos. Um enorme abraço!

Rubén disse...

Olá, Andréia!!

Já li o seu comentário naquele meu longo post, e quero agradecer, como sempre, a sua visita e suas palavras de apoio. Agora você já conhece o motivo do meu bom português, né? Rsrs.

Tem razão: a lei já existia antes da gente precisar dela. Eu não teria dito melhor! Por isso, eu não vou ficar com nenhuma sensação de "cara de pau". Afinal, a gente merece, depois de ter passado por tantas dificuldades por causa daquele f.d.p.

Obrigado de novo: você é uma amiga pra valer.

Beijo grande!

Rubén disse...

Elvis! Yeah!!!

Saudades de você...

Rubén disse...

Andréia, linda!

Já vi que você me visitou e fiquei muito feliz por isso. Eu não fiz um post com a notícia do meu sucesso no exame, porque eu queria ser discreto... não deixar que o sucesso subisse à minha cabeça, rsrsrs.

Agora, mal posso esperar o momento de ter a carta na minha mão, pra começar a procurar um emprego de motorista de ônibus.

Um fortíssimo abraço!